domingo, 28 de Abril de 2024  22:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


CONFERÊNCIAS

imprimir resumo

ESPAÇO CIÊNCIA - Legionelas

ESPAÇO CIÊNCIA - Legionelas


dia 20 de Maio pelas 21h30/ ano 2009

Biblioteca Municipal de Estarreja


António Veríssimo – Departamento de Zoologia, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Coimbra.

As legionelas são bactérias famosas! Por vezes aparecem nas primeiras páginas dos jornais: chamam-lhes

as bactérias do "ar condicionado" e podem provocar uma pneumonia, que os jornalistas baptizaram de doença do legionário. Estas bactérias, que só foram descobertas em 1976, são micróbios muito curiosos e intrigantes, dos mais estudados pelos microbiologistas. As legionelas estão quase por todo o lado onde haja água, mas apesar disso nem sempre provocam doença.

Vulgarmente, associamos as doenças infecciosas a países pouco desenvolvidos e a zonas mais degradadas do mundo. Curiosamente o número de casos de doença provocada pelas legionelas, a legionelose, ocorre nos Estados Unidos, na Europa, no Canadá e na Austrália: é portanto uma doença de países ricos.

O microbiologista António Veríssimo, Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra, explicar-nos-á que as legionelas nos provocam doenças porque "nós" as colocamos dentro das nossas casas, nos nossos locais de trabalho, nos nossos locais de diversão e criamos condições propícias ao seu desenvolvimento.

Espaço Ciência, acontece na Biblioteca Municipal de Estarreja, integrado nas comemorações do 60º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Medicina ao Prof. Egas Moniz.

Público-alvo: jovem e adulto
Entrada livre
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®